Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de João Madureira - Nutricionista

Muito bem, João, fazes sempre reflexões interessantes. Vou só tentar comentar, do meu ponto de vista budista.

Eu acho que só podemos fazer o melhor que podemos fazer em cada momento. Nesse sentido, o nosso amor poderá ser absoluto nesse momento. Mas se virmos de um ponto de vista "teórico", "atemporal" podemos re-analisar daqui a uns anos e perceber "Ah, se calhar até poderia ter feito melhor". Quase de certeza que daqui a séculos haverá teorias mais aperfeiçoadas sobre a psique humana e como a educar. Mas não nos poderemos considerar culpados face a não as conhecermos.

De qualquer forma, o amor dos pais é talvez o mais forte que existe, diz-me o meu pai. É interessante que Buda disse que devíamos "amar cada ser, como uma mãe protege o seu filho único, pondo em causa a sua própria vida" (Metta Sutta). Mas muitas pessoas desconhecem ou estão tão condicionadas por fatores externos favorecidos por esta sociedade doente, que já só sabem funcionar com ameaças aos filhos.

Também sobre Darwin que citaste: quem sobrevive mais é o mais apto. Penso que o grande desafio da nossa época é passar de uma interpretação violenta de Darwin (tenho de ser mau e apropriar-me dos recursos de todos os seres à minha volta, ser o número 1) para uma interpretação cooperativista (tenho de cooperar, ajudar para ser ajudado, e ver de que formas prejudico os outros, e simplesmente saber desfrutar o facto de não ser o número 1). Esse é o grande desafio social, por exemplo, do veganismo e do pacifismo em geral. E felizmente há muitos sonhadores com um mundo melhor, como nós.

Expand full comment
Avatar de Nando

O meu favorito até agora. Parabéns João.

Expand full comment
Mais 2 comentários...

Nenhuma publicação